Combatendo a Insônia com Diversos Cantos

Passarim queridas, já tiveram insônia? Antes, há muito tempo, aterrorizava-me essa insônia. Quando ela despontava, quando ela começava a se insinuar, ficava desesperado. Medo de não conseguir dormir mesmo, prevendo que catástrofe seria o dia seguinte. Não viria mesmo o sono ou viria logo antes de ter que despertar?  Conseguiria trabalhar? Pensar, sorrir, andar? Não errar no trabalho? Ou seria um sonâmbulo, um zumbi, alma-penada a depender da bondade alheia para não ser repreendido ou passar vergonha?

Daí, é que nem ônibus, passa. Sempre passa, essa fase passou também. Hoje estamos bem e de bem, eu e insônia. Daí, quando não é mais o caso de ler ou ouvir música – se bem que ouvir música é sempre o caso, ler é que às vezes os olhos não deixam, eles não sabem que estão insones – ou qualquer coisa que exerça visão, audição ou ser glutão, faço listas. (daqui pra frente qualquer semelhança com a sugestão da Claucatua Não é mera coincidência)

Listas. Listas de tudo. As chatas espanto. Às vezes dá trabalho, mas elas vão embora. Ficam as gostosas. E as idéias viajam, brincam.

Lista dos versos mais bonitos das canções brasileiras. Lista sem ordem ou com ordem, depende da vontade na hora. “…e a Lua furando nosso zinco, salpicava de estrelas nosso chão…”. “…tórax de superman e coração de poeta…”. “…meu cartão de crédito é uma navalha…”. “Tire o seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor…” “…poetas, seresteiros, namorados, correi…é chegada a hora de escrever e cantar, talvez as derradeiras noites de luar…” Tantas canções, tantos versos. Pular daí pra frases musicais é fácil, a gente quando vê já está em música clássica. Jacob do Bandolim numa gravação com Elizeth Cardoso em “Barracão de Zinco”. Egberto Gismonti em “Sonho”. Waldir Azevedo em “Brasileirinho”. Clifford Brown em “Ghost of a Chance”. Astor Piazzolla em “Adios Nonino”, solo em Punta del Este. Rodolfo Mederos e Daniel Barenboim, “Adios Nonino”. The Who, “Pinnball Wizard”. O piano com os Beatles em “A Day in the Life”. Intermezzo de “Cavalleria Rusticana”. “Pavane” de Fauré. “Syrinx”, de Debussy.

O perigo é dar aquela febre e a gente ter que escutar aquela música, agora! E se não tem? Corre lá pro E-Mule, pro Bitlord, prum montão de programas que funciona com todo mundo, comigo não. Nem no You-Tube sei me virar. Só consigo acessar quando minha mana me manda um presente. Portanto já vira febre ir atrás do CD ou LP – sim, garotinhas pássaras, ele existe! – assim que o dia amanhecer ou – oh céus! – agora mesmo com as lojas on-line.

Nisto voces já viram que este método tem nada a ver com chamar o sono, né? É pra tornar aquelas horas de prisão divertidas, é só isso. E música foi só um exemplo de listas.

Frases de filmes. Atrizes. Atores. Livros. Frases de livros. Trechos de livros. Frases de amigas. Frases de amigos. Festas legais. Comidas inesquecíveis em momentos inesquecíveis.

Minha lista favorita é a de cidades para se conhecer, com no começo dez finalistas, depois cinco, depois três. De três não abro mão.

Ah, por “conhecer” digo morar ao menos um ano. E, muito óbvio, se for para passar uma semana, são essas mesmo.

Minhas cinco: Paris, Londres, Rio de Janeiro, Nova Iorque e Praga. Três: Paris, Londres e Rio de Janeiro.

Tá, tudo bem, duas: Paris e Rio de Janeiro.

Tá, tá bom, tá bom, uma: Adeus, Paris. Rioooooooooooooooo!

Entre outros motivos, Paris não tem bolo de chocolate na Tijuca.

10 Responses to Combatendo a Insônia com Diversos Cantos

  1. Claucatua disse:

    Ô querido,
    em dias assim, como é bom te ler. Mas pôe POA aí nesta lista, viu?

    Meiga e linda Claucatua, olha só, é a mais pura verdade. Pretendo ir pra Porto Alegre no comecinho do ano que vem , exclusivamente a passeio, uma semana. Tomaremos um café à margem do Guaíba?

  2. Ai, Uirapuru, meu lindo, Cavalleria Rusticana me lembra o Poderoso Chefão 3
    E volta, meu uirapuru, volta para comer mais bolo. Teu chá tá aqui, guardadinho, à sua espera.

    Alminha-de-bijou, voce gostou da trilogia do Chefão? Eu gostei muito dos três. Até do terceiro, que muita gente desceu a ripa. Sabe que voce me deu uma idéia? Já agendei mentalmente pra próxima jornada insone: ver qual série ganha no equilíbrio. Tem The Godfather, tem Matrix, tem o dono da joalheria (Senhor dos Anéis), etc… Querida, acredite, talvez eu dê uma passada aí no Rio antes mesmo do que eu pensava, por um só dia. E uma hora desse dia terá que ser na Tijuca, of course!

  3. Marlene (Maloca) disse:

    Insônia… nunca tive e morro de medo de ter.
    Fiquei pensando nos versos mais bonitos das músicas e a minha lista está ficando grande. :o)
    Beijo.

    Ah, Malô, divulga a lista! Isso é tão gostoso!

  4. Vandorinha disse:

    Vou aproveitar a técnica das listas em minhas noites insones, querido Uirapuru.
    Músicas e livros me distraem, eu esqueço de dormir.
    Ameis suas listas, as cidades, tudo tudo.
    beijo

    E não é, Vandorinha? Aquela história de contar carneirinhos é pra boi dormir. Êpa, não era isso que eu queria dizer! É historinha pra boi não dormir!

  5. Laura disse:

    Para Mauro, aqui tem algo sobre traduções de títulos de filmes, vc viu?
    http://www.nemonox.com/ppp/
    bj Laura

    Oi, Laura, sê mui benvinda! Laura, já salvei nos “favoritos”, não conhecia. Ainda não achei o texto sobre as traduções, estou procurando. E parei nas listas de filmes, por décadas. Ah, conversa pra mais de metro…(não havendo aí alusão intencional ao produtivo estúdio). Beijo

  6. Periquitati disse:

    Pois bem. Sua insônia veio se instalar aqui em casa, mas precisamente no meu quarto. Gostaria muito de devolvê-la. Caso seja a sua, favor avisar. Caso saiba que é o legítimo proprietário da mesma por favor me avise.
    Será que é falta do bolo de chocolate gostoso, feito com amor ai da Tijuca?????
    Ai que vontade desse bolo de chocolate……………
    Beijos.

    Querida Periquitati, não, não é minha insônia. Esta, a bem da verdade, anda sumida. Deve estar dormindo. Agora fico fazendo listas no tempo acordado de viver, pra citar um verso gostoso de uma canção.
    Menina, este bolo é pra lá de formidável. E a companhia? Já já que Alma-de-gatinho abre franquia, cê vai ver, não podemos permitir!

  7. Alline disse:

    Pois o terceiro filme da trilogia Poderoso Chefao tem a cena que eu mais amo no cinema. A cena mais-mais-mais pra mim. O Al Pacino ali, com aquele “grito silencioso” quando ve que a filha foi morta em seu lugar. So por aquela cena o filme ganharia o Oscar, na minha opiniao…Mas o primeiro, ah, o primeiro Poderoso Chefao a gente nunca esquece 🙂
    Eu sei de cor algumas frases. Doidinha de pedra…hehehehe

    Alline, voce se lembra da preparação dessa cena? Imediatamente antes, com a mancha de sangue na roupa, ela levanta a cabeça e olha seu pai. E fala, uma única palavra expressando pergunta, espanto, adeus. E a cara dela, sua expressão corporal reforça o que fala. Putz, e teve crítica desfavorável pra menina. Olha, cheguei a rever o filme duas vezes – fora outras – só pra ver se ela tinha mesmo “enterrado” tudo, como falaram. Vi isso não. Sobre frases de filmes, que voce sabe de cor, tem uma que não me sai da cabeça. Esqueci até de qual filme do 007 é. Uma perseguição de automóveis lá nos Alpes, o carro dos bandidos perde o rumo e cai em cima de um estábulo, de boca. Um senhor ali perto, cajado na mão, olha a cena e diz:
    “Mamma mia, che sucesso!”

  8. meus queridos passarinhos,

    meu bolo é franqueado aos que eu amo. venham cá, venham fazer a festa 🙂

    Eu vou, eu vou. Alguém tem que me pegar na Estação Saens Pena se não vou me perder, acabar subindo o morro do Salgueiro até falar pra mim mesmo: ué, acho que não é por aqui!

  9. Mani disse:

    Uirapuru, querido…
    Também convivo com a insonia…E adoro listas!!!

    Mani querida, e não é bom? Se a gente for lembrar de tudo que a gente faz lista, vai uma lista só pra isso, né? Outra noite estava com uma bizarra: dos versos mais tolos da MPB, coisas chulas à parte. “Cê tá comeno vrido, minino? É não, mãe, tô chupano é preda d’água!” “Se voce pensa que meu coração é de papel, não vá pensando pois não é!””Garçom, traz uma cerveja! Só tem chope! Desce dois! Desce mais!” Hahahahaha, o bom dessas listas é que a gente sempre se esquece de algum “achado” quando vem a aurora. E os bocejos. Daí é renovável, noutra noite pode-se começar tudo de novo. Sem dor – e sem sono.

  10. roberto disse:

    eu tive 5 o primeiro morreu de tanto cantar e o ultimo se esguelava

Deixe um comentário